sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ATA DO DIA 16/02/09

Ata da Roda de Fomento ao Teatro
Elaborada por Luiz Calvvo

São Paulo, 16 de fevereiro de 2009.

Os presentes:

Adriana (Fabrica),
Renata (Antropofágica),
Osvaldo (Estável),
Sidney Nunes
Dorberto (Insurgentes),
Luiz Calvvo (Quase Cinema).

O encontro teve como tema principal à organização para as manifestações do dia 27 de março. De inicio foi levantado o que pretendíamos com as manifestações e começamos a pensar em um tema geral que pudesse abarcar a classe de trabalhadores (músicos, técnicos, atores, diretores, palhaços, circenses, etc.) da área cultural, que de alguma forma estão relacionados também com o teatro.
As discussões giraram em torno da situação de trabalho precário que temos hoje como realidade, resgatamos a fala do companheiro “Paulo ou Pedro” que na reunião anterior levantou o fato da impossibilidade de conseguirmos financiamento junto a CEF e até mesmo realizar um tratamento dentário decente. Assim como foi consenso para o grupo, acreditamos que toda a classe trabalhadora sabe disso, más acaba por não se manifestar e se cala diante das pancadas, que não são poucas.
Quanto as pancadas, listamos algumas como a questão da falta do edital do Fomento a Dança e possível cancelamento da edição, os editais de Ocupação dos Teatros Distritais (que a maioria vai entrar em reforma!!!) e o do Vocacional (Musica, Dança e Teatro) que sofreu cortes orçamentários e está passando por um processo bem burocrático e arrastado que só fará reduzir o tempo de trabalho e prorrogar a aplicação da verba. Foram muitos os problemas levantados e sabemos que não vai ser fácil lidar com eles, daí a necessidade de nos organizarmos para fazer frente a BÁRBARIE que se anuncia. Tivemos também a oportunidade de levantar alguns programas que já tivemos e que se perderam no meio da burocracia e no jogo político.
Um outro tema que foi levantado foi o fato de os trabalhadores no campo da arte serem privilegiados aos olhos da população em geral (o povão!!!), acreditamos que precisamos nos aproximar deles e se apresentar com todos os nossos anseios e faltas, enfim mostrar o quão excluídos também somos e quem sabe começar a quebrar barreiras existentes. Vale lembrar que um dos objetivos centrais desse ano é a aproximação da grande massa de trabalhadores e movimentos de luta, e assim trabalharmos pela politização da nossa categoria.
Enfim tiramos como tema de nossas manifestações A PRECARIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NO CAMPO DAS ARTES, um tema bem geral que será objeto de discussões para aprofundamento e serve para a convocação dos indivíduos e coletivos para organizar as manifestações. O Movimento de Teatro de Rua já se posicionou como parceiro e iremos buscar outros coletivos (Circo, Musica, Dança, Culturas Populares, Etc.).
Temos total apoio da Cooperativa Paulista de Teatro para a realização das convocatórias e também material para as manifestações.
Ficou decidido que para a próxima reunião (dia 02 de março na Cooperativa) será feita uma convocatória de coletivos e indivíduos, por telefone e e-mail, para discutirmos e aprofundarmos as ações do dia 27 de março.
Como fonte de inspiração para nossas manifestações foi sugerida uma música do Duo Moviola que fala dos perrengues para sobreviver como artista.
ESCUTEM URGENTEMENTE!!!
MUITO BOM!!!
Para estimular nossos pensamentos em relação à precarização de nosso trabalho e para estimular a mobilização do 27 de março.

O site é: http://www.myspace.com/duomoviola
A música é: O retrato do artista quando pede.



O próximo encontro da RODA acontecerá segunda-feira dia 02 de março de 2009 às 11h na Cooperativa.
Portanto nós da RODA DO FOMENTO AO TEATRO, convocamos a presença de todos os trabalhadores da área cultural a comparecer no dia 02/03/09 na Cooperativa Paulista de Teatro as 11:00 hs, ou enviar representante para a construção da manifestação do dia 27 de Março - Dia Internacional do Teatro e Dia Mundial do Circo.

O que nos move a construir essa manifestação?

- A precarização da Cultura
- A precarização do trabalho

Entre tantas outras coisas, dentro do tema tragam suas propostas para a organização, conteúdo e formato.

Nenhum comentário: