segunda-feira, 20 de abril de 2009

ATA DE 09 DE ABRIL DE 2009

Encontro Roda do Fomento (11h – Coop. Pta. Teatro)

Presentes:
Sidney Nunes (Estável)
Osvaldo (Estável)
Filipi Brancalião (Humbalada)
Patrícia (Folias)
Dorberto (Insurgente)
Luiz Calvvo (Quase Cinema)
Cia. Caldeirão

Pauta

- Avaliação da participação da RODA no Movimento 27 de MARÇO;
- Preparação do encontro com a comissão julgadora da ultima edição do Fomento.

O Osvaldinho abriu os trabalhos colocando um panorama de como vinham ocorrendo os encontros da Roda, já que a maior parte dos presentes era de pessoas que não costumam freqüentar os encontros.

Foi realizada uma breve avaliação dos acontecimentos (ocupação, cartas, etc.) do Movimento 27 de Março através de uma contextualização de como havia surgido na Roda à idéia de ocupação pela proposição do Ney Piacentini em um dos encontros da Roda no inicio do Mês de fevereiro, vale ressaltar que essa proposição foi discutida pelos presentes até que se chegasse à concordância e se tirasse os encaminhamentos para os próximos passos. A partir desse momento foi possível esclarecer o desenrolar dos fatos que culminaram no Movimento e nas ações acima citadas.

Após uma discussão onde foi possível a maioria das pessoas exporem suas opiniões e fazer suas considerações entendemos que assunto era muito amplo e devia ser tratado no espaço adequado que são os encontros do Movimento 27 de Março, e como já tínhamos maiores esclarecimentos dos fatos deveria ser dado seqüência na pauta.
No que se refere ao encontro com a comissão, levantamos as questões do número de contemplados na ultima edição e também ressaltamos o empenho da comissão diante das investidas da Secretaria de Cultura que a todo custo tentou reduzir o montante da verba para esta edição. Foi levantada uma série de questões relativas aos projetos aprovados e também no que diz respeito aos cortes, as discussões giraram em torno dos critérios utilizados para realizar esses cortes e até no que dizia respeito aos critérios de aprovação. Para não ficarmos levantando acusações injustas relembramos de como foi o primeiro encontro com a comissão e também sobre as sugestões dos presentes (indicativo de corte não superior a 20%, considerar o trabalho desenvolvido pelos proponentes sem se deixar impressionar pela apresentação do projeto, etc.). Por fim tentamos elencar alguns pontos norteadores do encontro com a comissão tais como: 1) Critérios utilizados para avaliação e aprovação dos projetos, 2) Critérios utilizados para realização dos Cortes, 3) Relato de como foi à dinâmica de “negociação” utilizada pela comissão nas negociações com a Secretaria, bem como sobre o processo de trabalho.
Conseguimos ainda tirar como data indicativa para o encontro o dia 27 de abril (segunda-feira) às 19h e levantamos possíveis locais para realização do encontro (Coletivo, 184, Parlapatões, Eureka, Feijão), os quais entraremos em contato para verificar a disponibilidade. Foi tirado como indicativo que mesmo sem ter o espaço definido Sidney Nunes já entraria em contato com a comissão para verificar se estavam disponíveis para essa data. Ainda falamos brevemente sobre o parecer elaborado pela comissão e ficamos de enviar a todos e deixar disponível no dia para que todos tenham o acesso e também possuam elementos para a conversa com a comissão.
Ficou acertado que o próximo encontro da RODA será no dia 13-abril na Coop. Pta. Teatro as 11h, para que possamos dar prosseguimento a preparação do encontro com a comissão.
São Paulo, abril de 2009.
Luiz Calvvo

Nenhum comentário: