sábado, 15 de agosto de 2009

ATA DA RODA E M27M 06/08/09

Os movimentos Roda do Fomento e 27 de março reuniram-se na Sede da Cia Estável, na quinta-feira, 06 de agosto de 2008, a partir das 19h30.

Foram discutidos os seguintes pontos:

1. Informe sobre o Cortejo da Zona Leste: o Alexandre Santo relatou que a idéia do Cortejo foi uma iniciativa da Cia do Balaio, com o intuito de mapear os grupos e companhias da região do Itaim Paulista e Vila Curuçá. Após o evento, os participantes depararam-se com a questão do que fazer a partir deste encontro. Foi pré-acertado um novo encontro, provavelmente no sábado 08/08, para discutir encaminhamentos.
2. Contingenciamento da verba do fomento:o Oswaldinho refez o percurso dos fatos, desde o relato da 14ª comissão sobre a existência de contingenciamento, as discussões sobre ações para disponibilização da verba, a ida à câmara para buscar apoio dos vereadores, a informação de que na verdade não existe verba contingenciada, e sim uma verba suplementar, da qual o secretário da cultura pode fazer uso ou não, tendo amparo legal para tanto. Diante deste fato, surgiram duas propostas: a) focar em manifestação com formação sobre o Profic e vale-cultura; b) fazer pressão através da Roda para liberar a verba suplementar.
3. A respeito do Profic, o Márcio Boaro trouxe um informe de que o ministro da cultura declarou que levaria para o Congresso a proposta do M27M, de pelo menos equiparar os valores de renúncia fiscal e do fundo nacional de cultura. O Edson Calheiros informou que no encontro realizado no teatro Oficina o Ministro afirmou que provavelmente os percentuais seriam oitenta por cento para o fundo e vinte por cento para a renúncia, mas que estas porcentagens não constariam na lei. Tendo em vista que ambas informações são um avanço, discutiu-se qual será o posicionamento do movimento, de apoio ou não e em que termos.
4. As relações entre a Comissão permanente de políticas públicas, o M27M e a Roda de Fomento: O movimento 27 de março não deve restringir-se a uma discussão corporativa e pragmática, mas atentar para a formação política de seus participantes. Embora haja um entendimento de que a comissão permanente busca também avanços para as políticas de cultura, os modos de discussão e ação não contemplam o M27M. Com relação à Roda de Fomento, ficam claras as convergências de interesses de discutir amplamente as políticas públicas de um modo mais abrangente e profundo, tendo sido decidido que os movimentos se reunirão no mesmo horário semanal.
5. Foram apontados vários pontos possíveis para prosseguir com a discussão e formação política, desde os já presentes como o Profic e Vale-cultura como também o sistema “S” (SENAI, SESI e SENAC) e o Sindicato (SATED). Dentre eles, foram tirados as seguintes questões provocações: a) Qual política cultural queremos? b) Estas políticas atuais nos servem? c) Que sindicato queremos? Foi sugerida a leitura dos textos “Manifesto por uma arte revolucionária independente” de Breton e Rivera, e “Direito à Literatura” de Antônio Cândido, para discussão na próxima reunião, 13/08/2009 às 19h30 no Teatro Coletivo.
6. O encontro finalizou com os informes sobre a Marcha do MST, que entra na cidade de São Paulo nesta segunda, 10/08, no qual a Cia Estável, Brava Cia, Engenho Teatral e Coletivo Dolores farão uma intervenção. Haverá um ônibus saindo por volta das 3h00 da segunda-feira do Arsenal Esperança, e os interessados e participar podem contatar o Oswaldinho pois ainda haviam vagas. Também houve uma fala do Jorge Peloso, do Coletivo Impulso, que está com um trabalho junto aos moradores da Vila Itororó, Bela Vista, que estão sob ameaça da Prefeitura de perder o espaço de moradia para a construção de um pólo cultural de gastronomia. Foi solicitado que ele pedisse em carta o apoio do movimento, explicando melhor os fatos.

Próxima reunião: quinta-feira, 13/08/2009 às 19h30 no Teatro Coletivo.

Nenhum comentário: