quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ATA DO DIA 17/11/08 - CPT 11 HS

CONVITE AOS TRABALHADORES DA ARTE E INTERESSADOS

No próximo dia 20 de novembro, (quinta-feira) dia da consciência negra, portanto, feriadão, às 14h nos colocaremos em roda novamente para recebermos nossa companheira Iná Camargo.

IREMOS INVESTIR EM FORMAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ARTE CONTRA A BARBÁRIE.
A RODA DO FOMENTO é um movimento de coletivos teatrais que ajuda a gerir a LEI DO FOMENTO, fiscalizando prazos e orçamentos. É também sua atribuição o estudo desta lei com o objetivo de aperfeiçoá-la e ampliá-la. Herdamos esta luta de um outro movimento, o ARTE CONTRA A BARBÁRIE, que foi o responsável pela construção da referida lei.

Com olhar atento sobre o momento político atual, a RODA entende a necessidade de refletir de modo metódico acerca dos conceitos que passaram a ser pressupostos para toda a luta dos coletivos teatrais até aqui. Refletir, também, sobre o nosso tempo e de que modo podemos interferir nele, visando buscar alternativas para a nossa ação, além de um olhar crítico sobre o nosso discurso e a nossa prática, sob o ponto de vista artístico/político.
Deste modo é que a RODA passa por um novo momento, ao privilegiar um espaço para a formação.

A partir de um olhar em retrospecto refizemos a história da RODA e, como ela se pretende um espaço de gestão e estudo da Lei de Fomento, naturalmente chegamos ao movimento que a antecedeu, chegamos ao ARTE CONTRA A BARBÁRIE.

Para compartilhar, então, idéias, experiências e trajetórias que embasaram este importante movimento da história de luta dos grupos de teatro de São Paulo, convidamos a companheira Iná Camargo Costa, uma das ideólogas do ARTE CONTRA A BARBÁRIE, para abrir esta série de encontros que visam à nossa formação.

O tema do encontro é "A BARBÁRIE NA RODA", para nos remeter, justamente, ao ARTE CONTRA A BARBÁRIE, acontecerá no dia 20 de novembro de 2008, quinta-feira, às 14h, na sede da Companhia Antropofágica, na rua Turiassu, 481, Perdizes, São Paulo, telefone 38710373.
Entrada franca.

Todos estão convidados!!!!!

Os temas a serem abordados são:

- As lutas históricas do teatro;
- A Politização do ator;
- Programa de bandeiras e lutas;
- O teatro que fazemos e sua estética.

Sobre Iná Camargo Costa
Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1979) , mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro épico, dramaturgia nacional.



ATA DO DIA 17/11/08 (RODA DO FOMENTO) às 11h00
Na Cooperativa Paulista de Teatro.

(ACESSEM)
BLOG da RODA
www.teatrodegrupos.blogspot.com

Compareceram à reunião da Roda nessa segunda-feira chuvosa personagens bastante interessantes: descendentes da Coluna Prestes e do bando de lampião.

Osvaldo Pinheiro (Cia. Estável).
Egla Monteiro (Cia de Solistas).
André Henriques (Coletivo Dolores).
Sansorai de Oliveira (II Trupe de Choque).
Sidney Nunes (Cia. Estável)
Graça Cremon
Bartira Martins (Busca Cênica).
Aládia Cintra (Os Itinerantes).
Marco Garbellini (Teatro Dadversidade)
Renata Adrianna (Cia. Antropofágica)

Passamos bons momentos compartilhando impressões e saberes, distorções e não-saberes, sobre a falta de mobilização dos fazedores de teatro e da sociedade como um todo.
Falamos sobre formas de mobilização, ação direta e muito mais!
Estamos num momento de construção de vínculos e formação onde estão todos convidados à participar.
Compartilhamos textos e impressões de filmes, peças que assistimos e que nos remetem às nossas lutas.

Não basta sairmos em defesa de melhores condições de vida material, do desenvolvimento econômico, da superação da pobreza, da preservação do meio ambiente, da renovação política, mas também do direito à cultura e à cidadania cultural. Nas sociedades contemporâneas, essa deve ser uma trincheira de luta permanente. A defesa da cidadania cultural deve ser entendida também como o direito a invenção sem negar a valorização da cultura ancestral. Hoje, a luta por sociedades justas e sustentáveis deve incluir a cidadania cultural como ingrediente imprescindível nos processos de mudança.

Foram dados informes sobre o Encontro Nacional da Rede de Teatro de Rua que aconteceu nesse final de semana. Contou com a presença de 18 estados, cerca de 90 pessoas. Os articuladores da rede fizeram um retrato de suas regiões e pudemos ver os Brasis que esse Brasil contempla.

Vivemos em um mundo de extrema desigualdade em que coexiste alta tecnologia e o anafalbetismo, abundância e fome, engenharia genética e morte por desnutrição. Em termos simples e radical: ou reinventamos o mundo ou caminhamos para a Barbárie. Novas linguagens estão sendo criadas à velocidade da luz todos os dias.

Também nos foi informado que o dinheiro do FOMENTO está congelado, mas, que o Rubens de Moura está tentando viabilizar nossas propostas.
Nessas nossas gestões da lei, descobrimos que a parte de registro, seminário e acompanhamento de que trata logo um dos primeiros parágrafos da lei, está blindado. Quem determina quando e onde será utilizado aquele recurso? A última comissão pautou esse dinheiro em ata e a prefeitura ignorou. Se a comissão não tem o poder de destinar esse recurso, quem tem?

No próximo dia 20 de novembro, dia da consciência negra, portanto, feriadão, a partir das 14h nos colocaremos em roda novamente para recebermos nossa companheira Iná Camargo.
Praticamente um encontro de Pagés, vamos falar de história e tentar fazer alguma.
Estão todos convidados a comparecer na sede da Cia Antropofágica na Rua Turiaçu, 481, Perdizes, São Paulo, telefone 38710373.
Entrada franca.

Pedimos pra quem puder trazer também um lanchinho para compartilharmos coletivamente.
Importante retomar a leitura para o encontro:
VAMOS ENCARAR A POLITIZAÇÃO?
INÁ CAMARGO COSTA
http://teatrodegrupos.blogspot.com/2008/11/vamos-encarar-politizao.html

Nossa próxima Roda será na Cooperativa Paulista de Teatro dia 24/11 (Segunda-feira) às 14h.

Informações - (11) 8121-0870.

Nos encontramos lá!

Roda do Fomento

Nenhum comentário: