quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ATA DO DIA 10/11/08 - 11 HS

Na Cia. Estável de Teatro.

Presentes:
Sidney Nunes (Cia. Estável)
Osvaldo Pinheiro (Cia. Estável)
Egla Monteiro (Companhia de Solistas)
Graça Cremon
Elizabeth Cavalcante (Cia. Luz Cênica)
Renata Adrianna (Cia. Antropofágica).

INFORMES:

12/11/08 - Encontro com o ministro Juca Ferreira, às 14:00hs no Tuca.

15 e 16/11 - Encontro Nacional da Rede de Teatro de Rua.

19/11/08 - LANÇAMENTO DO LIVRO SOBRE O FOMENTO, às 21h, no Espaço Parlapatões (Praça Roosevelt, 158, Centro). Livro "A luta dos grupos teatrais de São Paulo por políticas públicas para a Cultura", escrito por Iná Camargo Costa e Dorberto Carvalho, sobre os cinco primeiros anos da Lei Municipal de Fomento ao Teatro.

20/11/08 – (Quinta-feira) "Barbárie na Roda" com Iná Camargo, às 14h00 no Pyndorama, na sede da Companhia Antropofágica, na rua Turiassu, 481, Perdizes, São Paulo.
Telefone 3871-0373.

RODA DO FOMENTO INVESTE EM FORMAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO ARTE CONTRA A BARBÁRIE.
A RODA DO FOMENTO é um movimento de coletivos teatrais que ajuda a gerir a LEI DO FOMENTO, fiscalizando prazos e orçamentos. É também sua atribuição o estudo desta lei com o objetivo de aperfeiçoá-la e ampliá-la. Herdamos esta luta de um outro movimento, o ARTE CONTRA A BARBÁRIE, que foi o responsável pela construção da referida lei.

Com olhar atento sobre o momento político atual, a RODA entende a necessidade de refletir de modo metódico acerca dos conceitos que passaram a ser pressupostos para toda a luta dos coletivos teatrais até aqui. Refletir, também, sobre o nosso tempo e de que modo podemos interferir nele, visando buscar alternativas para a nossa ação, além de um olhar crítico sobre o nosso discurso e a nossa prática, sob o ponto de vista artístico/político.
Deste modo é que a RODA passa por um novo momento, ao privilegiar um espaço para a formação.

A partir de um olhar em retrospecto refizemos a história da RODA e, como ela se pretende um espaço de gestão e estudo da Lei de Fomento, naturalmente chegamos ao movimento que a antecedeu, chegamos ao ARTE CONTRA A BARBÁRIE.

Para compartilhar, então, idéias, experiências e trajetórias que embasaram este importante movimento da história de luta dos grupos de teatro de São Paulo, convidamos a companheira Iná Camargo Costa, uma das mais importantes ideólogas do ARTE CONTRA A BARBÁRIE, para abrir esta série de encontros que visam à nossa formação.

O tema do encontro é "A BARBÁRIE NA RODA, para nos remeter, justamente, ao ARTE CONTRA A BARBÁRIE, e acontecerá no dia 20 de novembro de 2008, quinta-feira, às 14h, na sede da Companhia Antropofágica, na rua Turiassu, 481, Perdizes, São Paulo, telefone 38710373.
Entrada franca.

Todos estão convidados!!!!!

Os temas a serem abordados são:

- As lutas históricas do teatro;
- A Politização do ator;
- Programa de bandeiras e lutas;
- O teatro que fazemos e sua estética.

Sobre Iná Camargo Costa
Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1979) , mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993) . Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE DOUTOR da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro épico, dramaturgia nacional.

____________________________________________________________________________
INFORME DA AUDIÊNCIA PÚBLICA
realizada na última quarta-feira passada na Câmara Municipal sobre o orçamento do município referente ao ano de 2009.
O atual secretário de cultura (Calil) se auto-elogiou pela atual gestão e enumerou muitas obras, dentre elas: construção e reformas de Espaços, Teatros e Centros Culturais.
Manifestou o desejo de ampliar as Leis de Fomento à música, literatura, fortalecer o circo...enfim linguagens que ainda não tenham sido contempladas com o fomento já com a relação a Lei de Fomento ao teatro não irá mexer, pois acha que estamos bem cobertos e isto não é prioridade.
Comparou o orçamento de 2009 do Fomento com o orçamento anual da SMC de Porto Alegre, a questão é que ele não falou dos 8 milhões gastos em um “evento” de 24hs (Virada Cultural).
Afirmou que até o final desse mandato chegaremos à 2% para cultura.
Nós enquanto Roda do Fomento falamos da importância de regulamentarmos as casas de cultura, os companheiros das casas de cultura agradeceram aos Programas Fomento à Dança e Fomento ao Teatro por contribuírem na programação dos espaços.
Não foi falado sobre o fundo Municipal de Cultura.

Hoje a Roda deliberou que irá fazer um estudo sobre o orçamento da Cultura em 2009.
Voltamos a discutir a questão do acompanhamento aos projetos contemplados.
Com relação a verba que sobrou desta edição do fomento: Avançar no primeiro parágrafo da Lei.

Nossa próxima Roda será na Cooperativa Paulista de Teatro dia 17/11 (Segunda-feira) às 11h.
Informações - (11) 8121-0870.

Nenhum comentário: