quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MANIFESTA FOMENTO

TEXTO DE ABERTURA

ENCONTRO DE GRUPOS FOMENTADOS, NÃO FOMENTADOS E MOVIMENTOS TEATRAIS



A *RODA DO FOMENTO* é um movimento de coletivos teatrais e profissionais da área que ajudam compreender a *LEI DO FOMENTO*, acompanhando prazos , orçamentos, editais e outras leis. É também sua atribuição o estudo desta lei com o objetivo de aperfeiçoá-la e ampliá-la. Herdamos esta luta de outro movimento, o *ARTE CONTRA A BARBÁRIE*, que através da luta foi o responsável pela construção da referida lei.

Cumprindo, então, essas atribuições de ser um movimento de coletivos que ajudam a gerir a *LEI DO FOMENTO*, a *RODA* identificou a sobra de recursos referentes à última edição do fomento. Diante disso e sabendo que o dinheiro que não é utilizado retorna aos cofres públicos, o movimento apresentou à Secretaria Municipal de Cultura uma relação de propostas que poderiam ser realizadas com a sobra desses recursos, afinal não podíamos aceitar que um dinheiro tão precioso e conquistado com tanta luta retornasse aos cofres públicos, com tanta coisa precisando ser feita.

A Secretaria não conseguiu nos dar uma resposta em tempo hábil. Ainda estávamos esperando uma posição, quando o diretor da secretaria de cultura Sr. Rubens de Moura procurou a *RODA* para comunicar que havia verba para realização de um seminário ainda neste mês de dezembro. A *RODA*, entendeu que era impossível articular o seminário, pois não havia ninguém com disponibilidade de assumi-lo. Outro motivo também considerado foi o fato de muitos grupos estarem promovendo atividades com esse formato em seus espaços, que coincidiriam com a agenda proposta pela Secretaria.

Em reunião, a *RODA* propôs, então, para o Sr. Rubens de Moura, promover um encontro entre os grupos fomentados, grupos não fomentados e os movimentos teatrais, para partilharem, junto com a Secretaria, as experiências de 2008 e, ao mesmo tempo, iniciarem um diálogo na tentativa de construir ações de interesse comum para o ano de 2009, já que constatamos que muitos dos grupos não fazem idéia das práticas que ocorrem entre si.

Ao propor à Secretaria esta possibilidade de encontro entre fomentados, não fomentados e demais movimentos teatrais, a *RODA *apenas explicitou um desejo, colocado de forma recorrente em várias de suas reuniões por grande parte dos coletivos que passaram por ela, de abertura de um espaço propício para integração e reflexão, onde pudéssemos exercitar um olhar crítico sobre o nosso discurso e a nossa práxis, sob a perspectiva de um ponto de vista artístico/político, visando compartilhar experiências, desenvolver idéias, levantar bandeiras conjuntas e construir estratégias capazes de nos fazerem avançar nesta luta pela construção de políticas públicas que assegurem o
financiamento a um teatro que leve em conta a população da cidade e o acesso democrático a ele.

Dando continuidade ao seu trabalho, a *RODA* pensa em propor para o ano de 2009:

- Criação de uma nova lei para manutenção dos núcleos estáveis;

- Criação de uma nova lei para circulação.

- Um fanzine (veículo) que possibilite informes da *RODA* e de outros
movimentos;

- Articulação da categoria para o dia 27 de Março;

- A participação em bloco dos trabalhadores de teatro, que é como nos enxergamos, nos movimentos de 1° de maio, entre outros movimentos;

- O investimento na politização da categoria para que possamos levantar bandeiras capazes de transformar as necessidades culturais do país.

Importante lembrar, sempre, que a *RODA* é um espaço aberto para todos aqueles que acreditam que só a luta política é capaz de mudar a História e nos tornar sujeitos dela. Não é necessário lembrar que exclusão econômica que vivemos hoje é uma das maiores ditaduras camufladas.

E para finalizar, lembramos o trecho de uma canção de Geraldo Vandré, muito conhecida daqueles que viveram os anos de chumbo impostos pela ditadura militar, que bem nos poderia servir de inspiração, nestes tempos de gente tão descrente em relação à participação política, como forma de transformar o mundo:


"*QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER!" *

Obrigado.

RODA DO FOMENTO

Nenhum comentário: